Como já falamos aqui, mix de produtos é uma das coisas mais importantes para qualquer marca de moda. Os benefícios que ele traz para os negócios do setor fashion são inúmeros, e vamos relembrar alguns deles por aqui. Mas de nada adianta saber para que a técnica serve e como ela deve ser aplicada se você não evitar os erros mais comuns no Mix de Produtos.
Sendo assim, iremos falar hoje sobre quais erros você deve evitar para que o seu mix seja efetivo e proveitoso. Dessa forma você conseguirá não apenas criar um mix de produtos adequado, mas também evitar os erros no mix de produtos mais comuns que existem.
Ao final do texto, indicaremos onde pedir ajuda para criar o mix ideal para os produtos com que você atua. Não perca!
O que é mix de produtos?
Antes de apontarmos os erros no mix de produtos, vamos falar um pouco sobre o que é o mix, para que você entenda o contexto. Chamamos de mix de produto a variação das categorias de produto dentro de uma coleção. Existem três categorias gerais que devem ser respeitadas, que são:
Produtos Básicos
Produtos Moda
Produtos de Vanguarda
Esses três tipos de produto devem compor toda sua coleção, pois estudos extensivos mostram que eles são a melhor forma de ter efetividade na hora das vendas. Mas não basta apenas ter as três categorias representadas, é necessário respeitar algumas regras para que ele funcione.
Por exemplo, cada uma dessas categorias possui uma porcentagem indicada para compor a coleção. Para evitar erros no mix de produtos, considera-se que 40% da coleção deve ser com produtos básicos se ela for tradicional ou 20% se ela for uma coleção fast fashion.
Para produtos fashion, indica-se que até 40% dos produtos componham a coleção, independente se ela for tradicional ou fast fashion. No caso de produtos de vanguarda, 20% da coleção tradicional deve ser deste tipo e até 40% da coleção fast fashion.
Lembrando que esses percentuais são apenas exemplo. Você precisa encontrar a melhor proporção de básico, moda e vanguarda que funcione e dê equilíbrio na sua marca de moda.
Mas o que são essas categorias, e como saber o que as define? Vamos ver!
O que é básico, moda e vanguarda?
Quando falamos de produtos básicos, estamos indicando peças que tenham uma chance quase total de vendas. São roupas que pegam pouca coisa das tendências fashion do momento, mas que agradam a maioria do público por estarem alinhadas com os padrões gerais de moda do momento.
A categoria de vanguarda engloba as peças com mais informação de moda, aquelas em que são visíveis as tendências atuais. Isso é caracterizado nos designs e no tecido que compõe o produto, por exemplo. Devido a essa ligação com o mundo da moda, são produtos que costumam ter uma ‘data de validade’, caindo em desuso no curto prazo.
Os produtos na categoria de Moda são aqueles que ficam no meio do caminho: não são básicos, mas também não têm um ciclo de vida tão curto quanto os produtos de Vanguarda.